Tipos de Plantas que Purificam o Ar: confira as melhores para ambientes internos!

Plantas que purificam o ar

Quando pensamos em plantas para ambientes internos, geralmente não queremos apenas um item decorativo, mas também os benefícios que uma planta pode trazer ao recinto, como purificar o ar. Estudos indicam que algumas plantas cumprem muito bem o papel de retirar do ar os poluentes mais comuns (como formaldeído, tricloroetileno e benzeno) e ajudam a balancear a umidade atmosférica.*

Por isso, selecionamos os tipos de plantas que purificam o ar para usar no seu ambiente interno, tornando-o muito mais agradável. Confira e escolha a que mais te agradar!

1. Jibóia (Epipremnum aureum)

Plantas que purificam o ar
Fonte: NaniLumi

A Jibóia é uma folhagem que pode ser cultivada dentro de casa, escritórios e comércios em geral. Você encontra essa folhagem, principalmente, em espaços mais altos, como prateleiras e estantes. Assim, suas folhas crescem e caem em movimentos sinuosos, trazendo uma beleza mais discreta ao ambiente.

  • Purificação do ar: é eficaz na absorção de formaldeído, xileno e benzeno.

2. Lírio da paz (Spathiphyllum)

Plantas que purificam o ar
Fonte: Pinterest

O Lírio da Paz é uma planta de fácil cultivo, pois não exige muitos cuidados. Tanto sua folhagem, de um verde escuro brilhante, como suas flores brancas abundantes (relacionadas a paz) trazem harmonia e beleza para qualquer ambiente. Podem ser cultivadas em vasos médios e grandes, em cantos de salas e escritórios.

  • Purificação do ar: é eficaz na absorção de benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e amônia.

3. Palmeira-dama (Raphis excelsa)

Plantas que purificam o ar
Fonte: Pinterest

A Palmeira-dama é muito encontrada em ambientes internos, tanto em casas como comércios. Sua folhagem exuberante e constante, pode alcançar até três metros de altura, ideal para quem procura uma planta maior que possa viver bem dentro de recintos. Podem ser colocadas em vasos e ficam lindas e harmoniosas em salas de espera, por exemplo.

  • Purificação do ar: se encarrega de eliminar do ar o formaldeído, xileno e amoníaco.

4. Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

Plantas que purificam o ar
Fonte: Pinterest

A Espada-de-São-Jorge é uma planta muito cultivada em casas e comércios brasileiros por ser associada à proteção. Geralmente fica em vasos próximos às portas de entrada, como um amuleto contra energias ruins. A Espada de São Jorge também é conhecida como Lança de São Jorge, justamente pelo formato alongado de sua estrutura.

  • Purificação do ar: eficaz em eliminar benzeno, xileno, formaldeído e também o tolueno e o tricloroetileno.

5. Árvore-da-borracha (Ficus elastica)

Plantas que purificam o ar
Fonte: Pinterest

A Árvore-da-borracha é uma planta muito fácil de cuidar e fica muito bonita em vasos dentro de ambientes como salas e escritórios. Porém, é importante considerar tê-la se você não convive com animais e crianças pequenas no ambiente. Essa árvore possui uma seiva leitosa que é tóxica se ingerida. Outro cuidado é por conta do contato da seiva na pele, que pode causar reações alérgicas.

  • Purificação do ar: é eficiente na eliminação do benzeno, xileno e tolueno e também age contra o formaldeído e o tricloroetileno.

Conclusão

Ao escolher plantas para purificar o ar em ambientes internos, não estamos apenas adicionando elementos decorativos, mas sim investindo em benefícios para a saúde e bem-estar. As plantas selecionadas não só contribuem para remover poluentes comuns do ar, como também trazem uma atmosfera de harmonia e beleza aos espaços onde são colocadas.

Cultivar plantas como a Jibóia, Lírio da paz, Palmeira-dama, Espada de São Jorge e Árvore-da-borracha não só melhora a qualidade do ar que respiramos, mas também traz uma sensação de tranquilidade e equilíbrio ao ambiente interno. Essas plantas não apenas purificam o ar, mas também agregam estética e vida aos recintos em que são colocadas, tornando-os mais agradáveis e acolhedores.

Portanto, ao escolher as plantas certas para seus ambientes internos e cuidar delas com carinho, você não apenas decora, mas promove um ambiente mais saudável e agradável para todos que frequentam o espaço. Invista em plantas que purificam o ar e desfrute dos múltiplos benefícios que elas oferecem, tornando seus ambientes mais verdes, frescos e acolhedores.

Então, agora você já sabe quais as melhores plantas para purificar o ar, principalmente em ambientes internos. Não deixe de conferir como cuidar plantas de sombra e meia sombra, que também podem ser usadas em ambientes internos!

*Assucena Tupiassú, Da Planta ao Jardim: um guia fundamental para jardineiros amadores e profissionais. Nobel Franquias S.A, 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *