Reciclagem, Jardinagem e Decoração com Pneus

O hábito de reutilizar e reciclar tem feito cada vez mais parte da rotina das pessoas. Com o estado crítico em que o planeta e a natureza se encontram, repensar nossa maneira de consumir e de viver é essencial. Além de fazer bem ao meio ambiente, a reutilização e reciclagem de materiais nos possibilita muita economia.

A reutilização do pneu, por exemplo, é algo que pode nos surpreender. Ao ver um material como esse inutilizado talvez não nos passe em mente o quanto se pode fazer com ele na jardinagem e na decoração de ambientes. Pneus com uma bela demão de tinta, seja em tons coloridos ou mais neutros, ganham uma nova cara e podem ser usados como vasos de flores, mesinhas de centro, pufs, balanços, bicicletário e muito mais. Quer ver como?

Lajota-+-Grama-Sintética

Após pintar os pneus (com tinta em spray para facilitar o processo e a secagem), empilhe dois ou três deles, faça duas pilhas, e adicione um tampo de madeira ou de vidro sobre eles. Pronto! Você tem uma mesinha de centro. Agora, empilhando mais dois deles e enchendo a pilha de pneus com almofadas você tem um puf. Se quiser adicionar mais vida ao ambiente, pode usar alguns pneus como vasos de flores, preenchendo-os com terra propícia para o cultivo das suas plantas preferidas. E, para garantir a diversão da criançada, pendure alguns pneus, tanto na vertical como na horizontal, em estruturas de balanço, de metal ou de madeira. Os pequenos vão adorar e brincar bastante! Bacana, né?!

Outra opção ecológica super legal é o piso ecológico. Ele é feito a partir da borracha de pneus reciclados e contribui para a redução do lixo que produzimos. Se não fosse pela reciclagem, o pneu demoraria até 600 anos para se decompor na natureza e virar totalmente pó. Sim, 600 anos! Isso é muito tempo, não?

O piso ecológico é super resistente e duradouro, um dos motivos de ser cada vez mais utilizado em casas, condomínios e comércios. Sua manutenção se dá de maneira super prática. Um pano umedecido e um outro seco é suficiente para realizar a limpeza e higienização do piso. Outra coisa muito interessante é que há diversas possibilidades de cores para o material, o que potencializa seu uso para a decoração.

Além disso, é um material antiderrapante, que garante a segurança mesmo quando molhado, visto que permite o escoamento da água e não interfere na permeabilização do solo. Essas características o tornam perfeito para prática de exercícios físicos e para lazer, seja em ambientes internos ou externos. Como a borracha é um isolante térmico, a instalação do piso ecológico em banheiros e vestiários, por exemplo, é super aconselhada.

Que demais, né?! Agora é só escolher o projeto e investir para decorar de forma consciente e sustentável, ajudando nosso planeta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *