Plantas na Cozinha: Como Decorar e Quais Cultivar?

Cultivar plantas na cozinha é tudo de bom! Além de adicionar mais cor, beleza e aconchego a esse ambiente, as plantinhas ainda oferecem diversas vantagens – como, por exemplo, manter o oxigênio da área sempre renovado. Que tal aprender a montar um pequeno jardim (ou horta!) na cozinha e deixá-la ainda mais incrível? Confira as dicas que preparamos para você.

Plantas para cozinha

Antes de partir para as dicas de como decorar a cozinha com plantas, é importante lembrarmos que nem todas as espécies podem ser cultivadas nesse espaço. Todas as plantas precisam de alguma luminosidade para se desenvolver, porém, algumas espécies necessitam de quantidades ainda maiores e, por isso, não são adequadas para o cultivo em ambientes fechados. Outro aspecto que merece atenção é a temperatura elevada da cozinha – decorrente do fogão – que impossibilita o cultivo de plantas sensíveis ao calor.

Portanto, antes de qualquer outra coisa, é importante avaliar as condições naturais da sua cozinha, como luminosidade, ventilação, espaço e temperatura normal com e sem o fogão ligado. Com isso em mente, fica mais fácil escolher a plantinha que melhor irá se adaptar ao local. De modo geral, o mais indicado é apostar em folhagens pequenas, suculentas e ervas aromáticas. Abaixo você confere uma lista com sugestões de plantas para decorar cozinha:

  • Plantas pequenas

As plantinhas pequenas são ideais para cultivo próximo ou no próprio parapeito da janela. Dessa forma elas contam com as quantidades essenciais de luminosidade que precisam por dia, seja de forma direta ou indireta.

plantas pequenas no balcão da cozinha
Fonte: Design Sponge
plantas pequenas na janela da cozinha
Fonte: Design Sponge
plantas pequenas nas prateleiras da cozinha
Fonte: Decoholic

Orelha de elefante, violeta e begônia são algumas dicas de plantas para ambientes com pouca sombra. Já fitônia e violeta são exemplos de plantas que praticamente não precisam de luz solar, sendo ideais para quem tem uma cozinha com pouca luminosidade natural.

  • Ervas aromáticas

Que tal montar uma pequena horta na cozinha? Cultivando ervas aromáticas você sempre terá temperos fresquinhos para utilizar em suas receitas e, para completar, ainda deixa a cozinha mais bonita. Para que as plantas fiquem sempre bonitas, lembre-se de cultivá-las em um local que receba luminosidade natural.

ervas plantadas na cozinha
Fonte: Casa Comida e Roupa de Marca
ervas na cozinha
Fonte: Limão na Água
hortinha de ervas na cozinha
Fonte: Bertussi

Salsinha, alecrim, orégano e cebolinha são algumas das dicas de cultivo e podem ainda ser plantadas juntas em uma mesma floreira. A hortelã também é uma planta ótima para se ter na cozinha, porém, suas raízes podem ocupar todo o vaso – por isso é importante plantá-la sozinha.

  • Suculentas

As suculentas, como rhipsalis e echevérias, são bastante resistentes, portanto, se adaptam bem em qualquer espaço – desde que o local não seja úmido. Esse tipo de planta adora sol e não suporta receber grandes quantidades de água, portanto, de preferência, deixe-a próxima à uma janela e só regue apenas de uma ou duas vez ao mês.

Fonte: Fantastic Frank
Fonte: Fantastic Frank
Fonte: The Sarah Johnson
Fonte: The Sarah Johnson
Fonte: Ciao Newport Beach
Fonte: Ciao Newport Beach

Caso não seja possível deixá-la próxima à janela, tudo bem. Algumas suculentas sobrevivem bem sem luz por até 3 meses. Para que ela se mantenha bonita e saudável, o indicado é deixá-la tomar sol uma vez por semana.

  • Dica de onde colocar as plantinhas

Sempre que possível, deixe-as próximas à janela. Se isso não for possível, certifique-se de que elas recebam alguma quantidade de luminosidade natural de vez em quando, dependendo de suas necessidades – que, como você já viu, varia de espécie para espécie. Além disso, nunca deixe as plantinhas próximas do fogão!

Como decorar a cozinha com plantas

As plantas na cozinha vão bem em diversos lugares, seja sobre a bancada, na mesa, em uma estante só para elas ou próximas à janela. Seja onde for, certifique-se de que as plantas recebam a quantidade de luz e ventilação necessárias para que sua espécie se desenvolva de forma saudável.

Além de ficarem bonitas sobre os móveis, as plantas para cozinha também vão bem suspensas ou fixas na parede. Uma dica bacana de jardim vertical é criar uma espécie de parede viva na cozinha. Para isso, basta fixar um tapete de grama sintética e, sobre ele, pequenos vasos de planta. Vai ficar demais!

Fonte: Casa de Valentina
Fonte: Casa de Valentina
Fonte: Revista Glamour
Fonte: Revista Glamour
Fonte: K Interiors Blog
Fonte: K Interiors Blog

Mais uma dica interessante e que dá um charme ao ambiente é apostar em xícaras e outros utensílios para cultivar pequenas plantinhas, como suculentas e ervas aromáticas.

 

Viu só como é fácil criar uma decoração de cozinha com plantas? Se você gostou dessas dicas e quiser adicionar o charme natural das plantas a outros espaços do seu lar, confira mais dicas em outros posts aqui no blog da Playgrama:

5 thoughts on “Plantas na Cozinha: Como Decorar e Quais Cultivar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *