Jardim na sacada: Faça o seu!

Quem mora em apartamento está sempre em busca de alternativas para deixar a casa com um pouquinho mais de verde, driblando a vontade de ter um jardim super bonito e colorido. A gente já falou um pouquinho aqui no blog sobre os Jardins de Inverno, uma solução que deixa a casa com um ar de natureza em qualquer época do ano.

O Jardim de Sacada é outra dica para deixar a casa assim. É incrível como com muito pouco você pode criar um ambiente legal e bacana para desfrutar e relaxar à qualquer momento do dia. Dá só uma olhadinha!

faça seu jardim de sacada

Antes de fazer o jardim você deve…

Antes de começar a parte divertida de plantar e decorar o seu cantinho verde, é preciso preparar o fundo desse cenário natural. Essa preparação é bem básica e consiste em deixar o piso da sacada com cara de jardim, e para ficar com esse ar natural, nada melhor do que a grama sintética. Você com certeza vai adorar tomar café-da-manhã de pés descalços na sacada, sentindo a fofura da grama entre os seus dedos.

Se preferir, combine algumas áreas de grama sintética com madeira, formando um pequeno deque.

aprenda fazer jardim na sacada

Escolhendo o que cultivar

Terminada a preparação do piso, é hora de escolher as plantas que você vai cultivar nos vasinhos do seu jardim de sacada, e para isso, é preciso levar em conta alguns fatores super importantes para que ele floresça bem bonito. A direção dos ventos e incidência solar deve ser levada em consideração, pois se não, seu jardim pode ir por “água abaixo”.

Sacadas com bastante incidência solar são ótimas para o plantio de hérbaceas perenes, arbustos e flores.

Quando a incidência solar é menor, as sacadas com meia-sombra se tornam ideais para o cultivo de ervas aromáticas, lança de são jorge, pau d’água e palmeira ráfis.

Que tal montar uma hortinha de temperos vertical no seu jardim?
jardim-de-inverno-em-casa

Já as sacadas que apontam para o sul não terão muita ou nenhuma incidência solar, o que é ideal para plantas que não necessitem de luminosidade direta, como a bromélia da sombra e a palmeira ráfis.
jardim de inverno
Se o local em que você pretende montar o seu jardim apresentar ventos fortes, esqueça os arbustos altos. Além de danificar as folhas, a ventania pode derrubar os vasos e fazer uma bagunça no cantinho que era para ser especial para você.

Deixe seu jardim lindo!

A beleza do jardim por si só já basta, mas fica ainda melhor quando decoramos ele do jeitinho que a gente gosta. Cadeiras, poltronas, puffs e futons são uma ótima dica, assim, esse seu cantinho novo pode se tornar o seu cantinho de descanso, perfeito para ler um livro ou até mesmo apreciar a vista.

Olha só o que a gente separou para você se inspirar:jardim de inverno na sacada

E que tal essa ideia super criativa e diferente pra cultivar suas plantas?
plantas

Plantas verticais em treliças também dão um charme e economizam espaço, caso sua sacada seja pequena.
decoração de jardim

Sacadas pequenas também podem ter o seu jardim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *