3 flores para ter um jardim florido o ano inteiro

Jardim florido o ano inteiro

Quando imaginamos um jardim, pensamos em um cantinho lindo e cheio de cor, não é mesmo? Mas para que isso aconteça, é preciso de muito cuidado! Isso porque algumas espécies só florescem em determinadas estações do ano. Portanto, se você quer ter um jardim florido o ano inteiro, é preciso escolher as flores certas. Veja algumas sugestões!

1 – Begônia Cerosa (Begônia semperflorens)

Folhagens o ano inteiro
Fonte: Flores e Folhagens

As begônias são originárias da América Latina, portanto, gostam do clima quente e ensolarado, mas também se adaptam a outras estações, desde que bem cuidadas! Elas podem florescer nas mais diversas cores, como o branco, o rosa e o vermelho, deixando seu jardim bem colorido e vivo. Além disso, podem atingir até 30 centímetros de altura, com folhagens verdes ou avermelhadas e bordas recortadas.

Elas devem ser replantadas todos os anos em solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, sempre uma semana após a última geada de inverno. Além disso, não devem ser plantadas em vasos pequenos, pois suas raízes podem se entrelaçar, impedindo a passagem de água e nutrientes.

2 – Maria-Sem-Vergonha (Impatiens walleriana)

Folhagens o ano inteiro
Fonte: Verdes do Vale

Esta é uma flor originária da África Oriental que pode atingir até 50 cm de comprimento com seus tons de laranja-avermelhado, vermelho, rosa, branco e outras cores. Ela é capaz de se desenvolver em solo fértil e úmido, com sol pleno ou a meia sombra.

Literalmente esta é uma flor que não tem vergonha de nada! Sua principal característica é o florescimento rápido em trechos de estrada, canteiros, vasos, jardineiras, e onde mais for. O único cuidado que se deve ter é que a Maria Sem Vergonha pode acabar atrapalhando o florescimento de outras plantas!

3 – Lavanda (Lavandula angustifolia)

Folhagens o ano inteiro
Fonte: Live Your Life Alive

Planta ornamental originária da região mediterrânea, a lavanda é muito conhecida pelo seu uso em produtos de higiene e perfumaria. A flor de lavanda atrai as abelhas e o mel feito do seu néctar é considerado um dos melhores, além de ser também utilizada como tempero na culinária.

A lavanda é muito tolerante a todas as temperaturas, porém seu plantio não é indicado em climas muito úmidos ou frios, que atrapalham o seu crescimento. Gosta de sol, pelo menos durante uma parte do dia, e suas flores podem ser roxas, rosadas ou brancas.

Veja também: 5 flores que gostam de sol para ter em casa

Outras dicas para um jardim florido

Para manter seu jardim florido o ano todo, ainda temos outras opções! Uma dica é cultivar plantas que florescem em diferentes estações, assim, seu jardim estará sempre colorido. Algumas opções são:

Verão: Lírio-do-brejo, Girassol, Ixora e Estrela-do-egito.
Outono: Camélia, Abélia, Orquídea Catléia e Quaresmeira.
Inverno: Calêndula, Gazânia, Papoula, Cinerária, Angélica e Petúnia.
Primavera: Jasmim, Alpínia, Crino rosa, Boca-de-leão, Agapanto e Hortênsia.

É normal que cada planta floresça melhor em um período específico, mas, aqui, nós indicamos aquelas que conseguem se adaptar a outros climas. Com estas, você vai poder manter seu jardim florido o ano todo, mas lembre-se de ficar atento aos cuidados com cada uma delas, para garantir essa sobrevivência!

Se você gosta flores e quer saber mais sobre elas, confira: Como cuidar de plantas de sombra e meia-sombra. Esperamos que tenha gostado!

4 thoughts on “3 flores para ter um jardim florido o ano inteiro

  1. margarida maria gomes carvalhaes says:

    Quero saber o preco da muda da lavanda varias cores, da bela emilia, da begonia varias cores, e da rosa trepadeira de cacho, tamanho medio cores vermelho escura, amarelo e rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *