Escadas externas: veja 4 ideias para seu jardim!

Escada Externa

As escadas externas têm um papel de grande importância no projeto de qualquer imóvel, ainda mais quando são colocadas na entrada das residências. Uma vez que seja necessária a construção de uma escada do lado de fora, procure que ela seja um perfeito complemento para o jardim e a fachada da sua casa, cumprindo o seu papel funcional, mas também com beleza e praticidade.

Pensando nisso, nós, da Playgrama, vamos dar 4 ideias de escadas externas utilizando diferentes tipos de materiais para embelezar o seu jardim e facilitar o acesso das pessoas até a porta principal da sua residência. Vamos lá?

A escolha dos materiais

Antes de comprar qualquer material para a construção da escada externa, você deve saber quais os tipos mais indicados para essa função. A primeira questão é saber se a escada será coberta ou não. Caso ela não seja, será preciso colocar um piso antiderrapante para evitar acidentes.

Outra questão que precisa ser analisada no caso de escadas externas descobertas é que o material deverá ser protegido. No caso da madeira, por exemplo, será necessário aplicar um tipo de verniz específico para que ela seja preservada da chuva, do sereno e do sol.

Uma escada externa de mármore ficaria muito bonita também no seu jardim, mas existem opções parecidas e mais econômicas, como o granito.Você ainda pode optar por uma escada externa de alvenaria ou de concreto. É possível deixar o piso bruto ou revestir com uma cerâmica antiderrapante para reduzir os custos da obra.

Uma escada externa de pedra natural vai dar um belo visual para o seu jardim: desde as pedrinhas mais brutas, com cortes irregulares, até as de rio cimentadas e o granito. Mas, atenção: elas devem ser de material bruto para funcionar como antiderrapante.

Agora que já tem diversas dicas sobre os melhores materiais para fazer a escada externa da sua casa é hora de conhecer alguns modelos na prática. Vem com a gente!

1. Terreno com desnível

Casa Escada Frente
Decor Salteado

Quando o terreno da sua residência está em desnível, colocar uma escada de acesso é fundamental. Neste caso, o melhor é tentar não ocupar muito espaço do jardim, além de optar por materiais que embelezam e dão segurança para a passagem das pessoas. A colocação de um piso antiderrapante é essencial para evitar acidentes.

2. Porta principal de entrada elevada

Casa Vidro Escada
Decor Salteado

Você e o arquiteto responsável pelo projeto optaram por elevar o nível da estrutura física da sua residência? Procure por materiais que embelezam a entrada principal, mas que também interajam com a natureza ao redor.

3. Caminho entre o jardim

Caminho Jardim
Decor Salteado

Se a porta principal está quase no mesmo nível do terreno, você pode escolher por fazer uma escada com degraus mais suaves, com materiais mais claros e que funcione como um caminho a ser percorrido pelas pessoas. Em geral, os tipos mais escolhidos para esse modelo de projeto são o mármore e o granito, pela sua resistência e segurança.

4.Escada de pedras

Casa Escada Pedra
Valor Marmoraria

Antigamente, as pedras naturais eram os materiais mais utilizados na construção de escadas externas. Essa ainda é uma excelente opção para você que deseja integrar a escada com o jardim e até com uma piscina e churrasqueira.

As pedras naturais são mais resistentes e contam com propriedades antiderrapantes. Mas para isso é preciso escolher materiais que contenham rugosidade em sua estrutura, como as pedras São Tomé, a Paduana ou Miracema, a Lagoa Santa e a Morisca.

Agora que você já conheceu 4 ideias para escolher o melhor piso para a sua escada externa é só colocar em prática.

Está a procura de outras ideias para dar um up no visual da sua casa, mais especificamente do seu jardim? Na Playgrama, você encontra todos os tipos de grama sintética para os mais variados usos, inclusive para paisagismo e decoração de jardins. Confira e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *