Delimitando o espaço de brincadeiras das crianças

Brincar é muito importante para o desenvolvimento das habilidades psíquicas e motoras das crianças. Além disso, a construção de suas personalidades e vida social começam nesse período em que há o início da interação com outras crianças. Por essas razões, criar um ambiente dentro de casa para a hora das brincadeiras e da diversão é uma ótima ideia. Assim, mesmo dentro de casa, a folia esta garantida! E o melhor: sob a supervisão dos pais ou responsáveis.

Porém, sempre que falamos em crianças e folia, todo cuidado é pouco. Elas estão sempre ativas com brincadeiras dinâmicas: correndo, pulando, dando cambalhotas. Essas e muitas outras artes fazem parte da diversão da criançada. Logo, é dever dos pais cuidar e zelar pela segurança de seus pequenos, tanto escolhendo os materiais apropriados para montarem o cantinho da diversão, quanto o delimitando e lhes impondo limites.

Um dos fatores com os quais mais se deve tomar cuidado é o chão do espaço que será destinado para as brincadeiras. Evitar irregularidades e desnivelamento é essencial para que tombos e machucados mais sérios não aconteçam. Portanto, nada de ambientes com degraus, rampas ou escadas.

Claro, que tombos e quedas são completamente naturais. E por mais que os tente evitar, irão acontecer. Para garantir que nenhum acidente com lesões mais graves ocorram é super importante revestir o chão. Para isso, há duas opções muito bacanas, que irão contagiar as crianças: a grama sintética e as placas de E.V.A.

A grama sintética confere mais verde em meio à lugares urbanos e sem vida, criando semelhança entre o ambiente interno da brincadeira que será montado e ambientes externos. Já para quem quer caprichar nas cores, pode fazer uso da grama sintética colorida, que deixa o ambiente super divertido e animado. Outra grande vantagem – e a principal! – é que a grama sintética absorve impacto de quedas e é antiabrasiva, ou seja, não queima em caso de contato com a pele em movimento. As placas de E.V.A. também absorvem impacto, assim como a grama sintética, pois são totalmente emborrachadas.

Além de conferirem muito conforto e segurança, tanto a grama sintética como as placas de E.V.A. são perfeitas para encher o ambiente de cores variadas. As crianças poderão brincar de pés descalços ou com meias sobre o piso revestido, sem preocupação com a sujeira ou a frieza do chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *