4 dicas de decoração para academia

Decoração para academia.

Está certo que academia é lugar de malhar. Entretanto, a decoração também é bem importante e pode influenciar e muito na motivação de quem a frequenta. A escolha das cores, do material que será utilizado nas paredes e também no piso, a iluminação adequada…Tudo isso influencia no bem-estar de alunos e colaboradores e pode ser um grande diferencial no serviço que você está prestando.

Pensando nisso,nós separamos algumas dicas para você usar na decoração da sua academia. Confira a seguir!

1.Iluminação

Em uma academia de ginástica, o ideal é que a iluminação natural seja priorizada, por meio de grandes janelas. Além de proporcionar um maior contato com o ambiente externo, janelas amplas proporcionam economia de energia elétrica de até 50%. E lembre-se que ao pintar as paredes com cores claras, você também estará priorizando a iluminação natural do ambiente.

Procure também utilizar persianas — ao invés das tradicionais cortinas —, que possibilitam uma maior passagem de luz. Quanto às lâmpadas, dê prioridade para as fluorescentes, que iluminam o espaço de forma uniforme e não produzem calor, o que também reduz a necessidade de ar-condicionado.

2. Espelhos

Uma boa dica para aumentar a amplitude dos espaços é o uso de espelhos. Em uma academia, tanto no espaço de utilização dos aparelhos quanto nas salas de aula, os espelhos devem ser instalados estrategicamente, de forma que os alunos possam acompanhar os movimentos que estão executando. Você pode instalar espelhos de parede inteira ou somente em alguns nichos.

Existem três tipos de espelhos que podem ser utilizados: retangular (mais fácil de encontrar e que muitas vezes necessita de uma moldura); bisotado ou facetado (com a borda trabalhada e, por esse motivo, o modelo é também mais caro); lapidado (as bordas são lapidadas, para que o espelho não fique cortante). Os dois últimos modelos são bastante versáteis e podem ser aplicados em quase qualquer ambiente.

3. Cores

A escolha da paleta de cores vai depender muito do público que frequenta a academia e também deve estar alinhada com a identidade visual do negócio. Vemos academias com cores vibrantes e alegres — que apostam no vermelho, amarelo ou preto — e outras que oferecem atividades mais tranquilas como yoga e pilates, por exemplo, e são mais voltadas para o público feminino. Nesse caso, é indicado investir em opções mais suaves e neutras.

O importante é que a escolha das cores esteja alinhada com a proposta do seu negócio e que tipo de sensação você quer passar para o público.

4. Pisos

Uma boa opção para academias são os pisos emborrachados, com propriedades antiderrapantes, o que facilita a limpeza pelos funcionários e também evita possíveis acidentes — principalmente se a academia tiver piscina. Você também deve levar em conta o fato de que o piso deve suportar o peso de equipamentos e halteres.

Tapete de grama sintética no piso de academia
Fonte: Playgrama

Uma outra boa dica é o uso de grama sintética que, além de proporcionar uma atmosfera aconchegante e que remete à natureza, é também bastante resistente, especialmente se for instalada junto a um amortecedor de impacto. A superfície da grama sintética é também antiaderente e absorve líquidos, o que evita a necessidade de limpar e secar o piso a todo instante.

Outra vantagem é que, por ser feita com material abrasivo, a grama sintética não retém sujeira com facilidade e a limpeza pode ser feita somente com água.

Esperamos que você tenha gostado das dicas da equipe da Playgrama. Nossos colaboradores estão à disposição, caso queira fazer um orçamento. Até o próximo post!

One thought on “4 dicas de decoração para academia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *