11 2604-5322 | 2601-5657

Crie um ambiente seguro para crianças

O quarto é o ambiente da casa onde a maioria dos pequenos passam mais tempo. Além de ser um ambiente aconchegante e confortável para descansar e dormir, o quarto de uma criança deve ser divertido e colorido, contribuindo para as brincadeiras e o desenvolvimento lógico e cognitivo dela. Pode perfeitamente ser decorado visando sempre o seu bem-estar. Porém, o que muitos pais esquecem é que alguns detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é a segurança da garotada.

A boa notícia é que não é nada complicado criar um quarto, ou até mesmo outro ambiente seguro. Existem várias formas de garantir que em todas as brincadeiras e artes tudo ocorrerá sem machucados, arranhões e cortes. Listamos algumas maneiras de deixar o ambiente para a criançada super animado e seguro, sem riscos de emergências médicas: pronto para as brincadeiras!

A adaptação do ambiente começa pelos tipos de móveis escolhidos e como eles vão ser dispostos. Os móveis com pontas arredondadas são os mais recomendados, pois evitam arranhões. Além disso, selecionar alguns lugares estratégicos é importante, como longe das janelas, já que acidentes podem acontecer se a criança quiser subir em algum móvel para se debruçar sobre elas.

Cuidado deve ser tomado sobre as quinas das paredes. Hoje em dia, existem cantoneiras de muitos materiais, a mais indicada pra o quarto infantil é a de borracha. O ideal é revestir também as paredes com placas de E.V.A, que além de também serem  emborrachadas, são muito coloridas e deixam o ambiente com a cara da criançada.

Revestir o chão de ambiente é uma outra necessidade. Assim como é feito em creches, um chão com revestimento é essencial para a segurança em um ambiente infantil. As placas de E.V.A. também são muito indicadas para essa finalidade. Elas formam um tapete colorido para a criança brincar sem a necessidade de sapatos, medo de possíveis quedas ou ainda o surgimento resfriados causados pela friagem da lajota do piso. O tapete formado pelas placas de E.V.A. não é escorregadio, e embora seja móvel, não se desmantela com facilidade, garantindo o lazer seguro da criançada.

Até para o ambiente dos mais pequeninhos as placas são recomendadas, pois os bebês que começam a engatinhar ou estão dando os primeiros passos vão estar sobre o tapete emborrachado, que contribui para evitar quedas e amortecendo caso venham a acontecer mesmo assim.  Olha que seguro e lindo ficou esse quartinho com as placas de E.V.A.!

placas de EVA

Existem mais algumas dicas de como cuidar da segurança nos ambientes infantis, mas essas foram as três principais! Aplicando-as será bem mais fácil para os papais ficarem tranquilos enquanto seus filhos se divertem!

 

Deixe uma Resposta.