Como Reaproveitar Caixotes de Feira para Decorar a Casa

móveis de caixote

Você muito provavelmente já viu um: aquele caixote pequeno, de madeira, muito utilizado nas feiras para o transporte de frutas e verduras. Mas o que muita gente não sabe é que esse item também pode ser usado na decoração do lar, unindo sustentabilidade com um estilo mais rústico.

E para você incorporar essa prática que já vem virando tendência, separamos algumas dicas sobre como reaproveitar caixotes!

Cuidados ao escolher o caixote

Mas antes de apresentar as formas com as quais você pode trazer um caixote de feira para dentro do seu lar de um jeito estiloso e, claro, funcional, é preciso tomar alguns cuidados com esse material – tanto para ampliar a durabilidade dele em seu novo uso, quanto para garantir a sua segurança.

Isso porque a madeira naturalmente demanda atenção em certos aspectos, e como esse item em específico não foi pensado originalmente para uso doméstico, ele precisa ser adaptado:

Em primeiro lugar, ao escolher o caixote, verifique se ele é resistente e se encontra em boas condições. E não se esqueça de limpá-lo para remover sujeiras e possíveis fungos, bactérias, resquícios de alimentos etc.

Depois, certifique-se de que o caixote não possui nenhuma farpa (se necessário, lixe a madeira), prego ou outro item que possa causar machucados e, então, aplique uma camada de verniz ou outra substância que proteja a madeira.

Para terminar o acabamento, você pode pintar o caixote (aqui vale levar em conta o uso que você pretende dar a ele; veja mais logo abaixo). Esse é um bom momento para reforçar a estrutura dele, se necessário.

Saiba como reaproveitar materiais recicláveis e lixo orgânico

Decorando com móveis de caixotes reaproveitados

Além de utilizar o caixote como itens menores, como, por exemplo, uma fruteira ou mesmo um recipiente para armazenar pequenas coisas de um jeito diferente, também é possível usá-lo como móveis. Com um pouco de trabalho manual e criatividade, os caixotes de feira são transformados em itens como criado mudo, prateleira e até mesma de centro, entre outros. Olha só!

  • Criado mudo de caixote

O criado mudo, também conhecido como mesinha de apoio, é um item bastante importante no quarto – afinal, sem ele, onde mais você guardaria seu livro de cabeceira?

Então, para deixar a decoração do ambiente ainda mais especial, uma ótima dica é adaptar um caixote para essa função. Com seu ar rústico, ele agrega um visual relaxante ao cômodo, além de ser uma alternativa barata.

criado mudo marrom de caixote
Fonte: Pinterest
criado mudo amarelo de caixote
Fonte: Pinterest
criado mudo de caixote
Fonte: Pinterest
  • Armário de caixote

Fixados em paredes, os caixotes de feira se tornam verdadeiros armários, proporcionando mais organização e conforto para o seu lar de forma simples e eficiente. Eles podem ser aplicados na cozinha, por exemplo, para armazenar a louça e ingredientes, ou então no banheiro, guardando toalhas e outros itens.

armário de caixote claro
Fonte: Pinterest
armário de caixote amarelo
Fonte: Pinterest
armário de caixote verde
Fonte: Pinterest

Nesses casos, é preciso ter atenção com a fixação da madeira na parede (certifique-se de que tudo está seguro e resistente). Você pode usar os caixotes com seu visual natural ou, então, pintá-los – tudo depende da sua preferência e do estilo de decoração do ambiente.

  • Prateleira de caixote

Seja fixando ou apenas empilhando alguns caixotes, você consegue criar prateleiras e estantes para decorar a sala. Você pode fixar apenas um caixote e ter um pequeno nicho ou, então, utilizar vários e ter uma verdadeira estante com diversos espaços para guardar itens decorativos, livros, plantas etc.

prateleira de caixote em escritório
Fonte: Pinterest
prateleira de caixote branco
Fonte: Pinterest
prateleira de caixote verde
Fonte: Pinterest
  • Sapateira de caixote

Guardar os sapatos de uma forma prática e que, de quebra, mantenha o aspecto ideal dos calçados é o sonho de organização de qualquer pessoa – e ele vira realidade com um simples caixote.

Com acabamento colorido ou rústico, ele pode ser usado na horizontal para armazenar tênis e outros modelos mais baixos e na vertical para guardar botas de cano alto sem causar dobras ou amassados.

sapateira de caixote branco
Fonte: Pinterest
sapateira de caixote
Fonte: Pinterest
sapateira de caixote colorido
Fonte: Pinterest
  • Mesa de centro de caixote

Uma mesa de centro feita com caixotes é um item incrível para deixar a sala mais charmosa, com um visual personalizado e que com um acabamento colorido pode, ao mesmo tempo, combinar os estilos rústico e moderno.

Além disso, dependendo da forma com que você organizar os caixotes, a mesa ganha espaços vagos que podem ser utilizados como nicho, gerando ainda mais praticidade e organização.

mesa de centro de caixote amarelo
Fonte: Pinterest
mesa de centro de caixote claro
Fonte: Pinterest
mesa de centro de caixote escuro
Fonte: Pinterest

Confira dicas de decoração de jardim com material reciclável

Saindo diretamente da feira para dentro do seu lar, o caixote é um item versátil e repleto de personalidade, que pode deixar o visual da sua casa ainda mais aconchegante e organizada. Com essas dicas, você já tem ótimas inspirações para dar novos usos e explorar o seu caixote em diferentes ambientes, agora é só colocar em prática!

1 thoughts on “Como Reaproveitar Caixotes de Feira para Decorar a Casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *