11 2604-5322 | 2601-5657

Como organizar uma festa infantil em 7 passos

Mesas com pratos plásticos de festa de aniversário

Fonte: Agiliza Eventos

O aniversário é sempre uma data muito esperada pelas crianças, que adoram receber os amiguinhos para um dia de muitas brincadeiras, diversão e, claro, repleto de guloseimas. E para os papais e mamães que ficam encarregados de organizar a festinha e desejam evitar a dor de cabeça, a dica é contar com muito planejamento!

Para facilitar a sua tarefa, separamos algumas dicas de como organizar e fazer a decoração de uma festa infantil em apenas sete passos. Olha só!

7 passos para organizar uma festa infantil

1 – Escolha a data e o local

Para começar o planejamento da tão esperada festinha, a primeira dica é definir quando o evento será realizado. Por mais que o legal seja comemorar no dia do aniversário mesmo, muitas vezes a data cai no meio da semana, o que dificulta a presença dos convidados e limita a duração da festinha. Portanto, o ideal é jogar sempre para o fim de semana, assim a maioria dos convidados pode ir e a criançada consegue aproveitar o dia inteiro!

Com a data em mãos, comece a pesquisar os locais. Se quiser economizar dinheiro, a dica é fazer no próprio salão de festas do seu condomínio ou até mesmo dentro de casa. Agora, se você possui um orçamento maior e pretende convidar mais pessoas, é interessante alugar um salão ou casa de festas, que dispõem de mais espaço e muitas vezes oferecem toda a infraestrutura necessária (o que, no fim, pode resultar em economia).

Decoração de aniversário infantil

Fonte: Pinterest

 

2 – Defina o tema da festa

Antes de partir para a decoração da festinha, é preciso definir um detalhe muito importante: o tema! O legal é escolher a temática junto com o seu pequeno, afinal, ele é o homenageado especial. Incentive-o a explorar a criatividade e deixar a festa com a sua carinha, decorando com algo que ele goste de fazer ou mesmo com seus personagens favoritos.

Festas de aniversário com decoração temática do Frozen e Ben 10

Fonte: Pinterest | Caderninho da Mamãe

 

Para festas de um aninho, quando a criança ainda não pode ajudar a escolher, a dica é apostar em temáticas mais genéricas, explorando: cores, formas geométricas, personagens do momento e bichinhos (esses não falham nunca!).

Já demos algumas dicas de temas de festas infantis aqui no blog. Veja algumas das nossas sugestões que vão encantar meninos e meninas de todas as idades:

 

Festa de aniversário infantil com temática de futebol

Fonte: Elo7

 

Festa de aniversário com decoração de Jardim Encantado

Fonte: Macetes de Mãe

 

Festa infantil com a temática de fazendinha

Fonte: Organizando eventos

 

3 – Dedique-se à decoração

Com o tema definido, tudo fica mais fácil! Agora, você pode iniciar a parte divertida, que é decorar o salão de festas (sim, vai dar um pouco de trabalho, mas no fim tudo compensa!). A grande sacada é definir uma paleta de cores e usá-la em toda a decoração, misturando elementos da temática escolhida.

As principais áreas que você deve ter atenção na hora da decoração são:

  • a mesa do bolo;
  • a mesa de guloseimas;
  • as paredes do salão;
  • e as mesas dos convidados.

 

Bolo de aniversário de pirata

Fonte: Inesquecível Festa

 

Mesa de guloseimas de festa infantil

Fonte: Sou Mãe

 

Mesa com balas e doces de festa infantil

Fonte: Transforme Sua Casa

 

Nunca esqueça também de separar um espaço para a criançada brincar! Uma dica legal é utilizar tapetes de grama sintética ou então placas de E.V.A, que além de darem cor e vida ao ambiente, também ajudam a deixar o cantinho mais seguro, já que são antiderrapantes e amortecem as quedas.

Cantinho de brincadeira com tapete de grama sintética

Fonte: Mundo Mágico

 

Cantinho de brincadeiras com placas de EVA

Fonte: Festorama

 

Cantinho de brincadeiras decorado com EVA rosa e branco

Fonte: Inesquecível Casamento

 

4 – Aposte nas comidinhas

Uma das partes mais esperadas pelos convidados – tanto os grandes quanto os pequenos – é a hora de saborear as guloseimas típicas de festinha infantil. Os docinhos e os salgadinhos são quase tão importantes quanto o bolo! E o legal é que, além de serem muito gostosos, também podem ser decorados para combinar com a temática da festa.

Veja alguns exemplos e inspire-se:

Docinho de festa dos Minions

Fonte: Gemelares

 

Docinho de festa infantil do Ben 10

Fonte: Amarelo Ouro

 

Doces de festa infantil da Peppa Pig

Fonte: Macetes de Mãe

 

5 – Proponha brincadeiras

Quem tem criança pequena sabe que, quando eles estão rodeados de seus amiguinhos, não é preciso de muito para se divirtam. Mas para deixar o dia deles ainda mais feliz, é sempre bom dispor de algumas brincadeiras e brinquedos para festa infantil.

Você pode optar pelos clássicos, como jogos de tabuleiro e videogames, e brincadeiras como pega-pega e esconde-esconde; mas quando o orçamento permitir, uma boa pedida é contar com brinquedos infláveis ou equipes de recreação – as crianças adoram!

Salão de festas com brinquedos

Fonte: Mercado livre

 

Piñata em uma festa de aniversário infantil

Fonte: Como fazer festas

 

Jogo de acertar argolas em garrafas

Fonte: Tempo Junto

6 – Não esqueça das lembrancinhas

Não se sabe bem como isso começou, mas o fato é que as lembrancinhas já fazem parte de todas as nossas comemorações, sendo entregues aos convidados no final da festa. É uma forma simpática de agradecer a presença deles e ainda deixar uma recordação dessa data tão especial.

É bastante comum oferecer como lembrança objetos personalizados com o tema e o nome do aniversariante, especialmente aqueles mais úteis e que usamos com frequência, como: copos, canecas, garrafas, caixinhas, etc.

Mas você também pode oferecer guloseimas, que são práticas e permitem que o convidado leve para casa mais um gostinho da sua festa. As possibilidades são muitas!

Lembrancinha temática de festa de aniversário

Fonte: Tiny Tots

 

Pote com doces servidos como lembrancinha de festa de aniversario infantil

Fonte: Pinterest

 

Guloseimas servidas como lembrança em festa infantil

Fonte: Pinterest

 

7 – Divirta-se!

E, por último, a dica mais importante: divirta-se! De nada adianta organizar toda a festinha se você não vai poder aproveitar esse momento lindo com o seu pequeno e as pessoas que vocês amam. Organizar tudo com antecedência também é uma forma de poder relaxar no momento da festa, pois só assim você ter a certeza de que tudo correrá conforme o planejado!

Esperamos que essas dicas ajudem você a organizar uma festa infantil linda, sem estresse algum e que vai ficar para sempre na recordação da sua família!

Deixe uma Resposta.