11 2604-5322 | 2601-5657

Como organizar quarto infantil

Quarto infantil com papel de parede

Manter os brinquedos em ordem, as roupas no lugar e ainda por cima garantir que o ambiente das crianças seja divertido, funcional e aconchegante não é fácil. Unir todos esses elementos e assegurar a organização do quarto infantil durante um dia cheio de tarefas e atividades é um desafio; mas a boa notícia é que preparamos algumas dicas que vão lhe ajudar nessa tarefa!

Crie um cantinho da criatividade para as crianças!

Use e abuse de organizadores

Aquela regra básica de que cada coisa precisa ter o seu lugar e, mais que isso, ficar em seu lugar é o grande mandamento quando o assunto é organizar o quarto dos pequenos. E isso precisa ser entendido e praticado não apenas pelos pais, mas também pelas crianças. Uma maneira prática e eficiente de introduzir essa dinâmica no cotidiano do seu lar é contar com muitos organizadores.

Por exemplo, contar com um simples baú para brinquedos já evita que eles se espalhem pelo ambiente. Nesse mesmo sentido, outra dica é ter mais de um organizador para diferentes tipos de brinquedos; um para blocos de montar, outro para bonecos, mais um para carrinhos etc.

Vale também apostar naquelas sapateiras verticais, que podem ser penduradas atrás da porta, para não apenas guardar calçados, mas também outros itens – use a criatividade!

Quarto com caixas organizadoras

Fonte: Pinterest

No caso de roupas, é possível contar com organizadores para gavetas e armários que compartimentam os itens e permitem que você e as crianças consigam guardar cada tipo de peça em seu lugar. Facilita muito a vida na hora de escolher o que vestir, já que você sabe exatamente onde está o casaquinho para os dias frios, por exemplo.

Otimize os espaços

Mas de nada adianta deixar esses pequenos itens sempre organizados se o ambiente em si é uma bagunça. Quando é cheio de móveis o quarto não favorece a circulação das pessoas e nem é funcional, isso é um empecilho na hora de manter o local organizado.

Quarto infantil com paredes brancas

Fonte: Pinterest

Portanto, para evitar isso, priorize a praticidade do quarto, ou seja, evite contar com nada mais do que o essencial. Cama, armário, organizadores para brinquedos, um espaço para estudo e um cantinho para brincadeira são fundamentais. Ter diversos bancos, criados mudos e mais itens de mobília é dispensável.

Transforme a organização em diversão

Esse é um ponto que ajuda muito a facilitar a organização do quarto infantil. Quem tem filhos sabe que, às vezes, pode ser bastante difícil convencer os pequenos a guardarem tudo depois de muita brincadeira. A solução pode ser transformar a própria organização em uma brincadeira! Use rotinas mais lúdicas, invente pequenas competições de quem guarda mais rápido, enfim, transforme esse momento em algo prazeroso ao invés de uma tarefa entediante.

Menino lendo

Além disso, é importante também reforçar a importância da organização – ou seja, criar na criança o entendimento de que manter tudo no lugar não é somente agradável, mas também muito necessário. Explique que ter um ambiente organizado facilita e melhora a vida cotidiana e mostre como o quarto fica mais confortável quando tudo está arrumando.

Reutilize materiais

A última dica une duas práticas muito valorizados e que, além disso, são valores importantes de serem transmitidos às crianças: organizar e reutilizar. Que tal transformar aquela lata de achocolatado ou mesmo um pote de vidro em porta-trecos para lápis, canetas, pequenos brinquedos, entre outros itens?

Latas de alumínio como porta-trecos

Fonte: Pinterest

Redecore, transforme, pinte, enfim, personalize esses recipientes junto dos pequenos e faça com que também sejam parte da decoração. Assim você garante que o ambiente esteja funcional, não precisa gastar tanto e ainda ajuda o meio ambiente.

Veja dicas de decoração para quarto infantil

Com essas dicas você consegue criar um ambiente agradável, organizado e aconchegante para as crianças. Basta lembrar de incluir os pequenos na organização para garantir um espaço que tenha a cara da criançada – mas sem nada de bagunça!

Deixe uma Resposta.