Como montar um jardim de inverno na sala

Como montar um jardim de inverno na sala

Ter um jardim de inverno em sua residência é algo valioso, é desfrutar de um cantinho verde em meio a correria do dia a dia. Ele geralmente fica embaixo de escadas, em vãos ou até em lugares que ligam a outros cômodos. Porém, o mais comum é encontrarmos o jardim de inverno na sala. Hoje, vamos ensinar algumas dicas práticas e fáceis para você montar um cantinho assim na sua casa.

Iluminação do local

O lugar escolhido, de preferência, deve ser um ambiente aberto ou até mesmo com teto vazado, para que as suas plantas recebam a iluminação natural e você consiga mantê-las sempre saudáveis. Um lugar com abertura própria é uma ótima possibilidade para a entrada da chuva, que vai regar as suas plantas com facilidade.

Outra ótima opção é separar o jardim de inverno dos demais cômodos com a utilização de portas e divisórias de vidro. Desta maneira, a sala ficará mais iluminada e vai realçar o ambiente de uma forma mais sofisticada.

Jardim de inverno com divisórias de vidro
Fonte: Decoração Online

Plantas para jardim de inverno

Ao começar o seu projeto, é importante pensar nas espécies de plantas que se adequam ao local escolhido para o jardim de inverno. É necessário escolher as mais resistentes para ambientes fechados e com pouca iluminação. Sendo assim, será um lugar mais conservado e de pouca manutenção, pois não terá contato com situações climáticas. Confira algumas sugestões para embelezar o seu jardim:

  • Antúrio;
  • Babosa de paz;
  • Begônia;
  • Lírio da paz;
  • Minicactos;
  • Pau d’água;
  • Pleomele;
  • Palmeira ráfis;
  • Rosa de pedra;
  • Violeta.

Existem algumas folhagens mais resistentes para ambientes externos e que suportam chuva, sol e vento. Estas podem ser usadas se o jardim de inverno tiver uma lacuna ou for aberto. Contudo, é necessário manutenção para conservar o ambiente em ótimo estado. Veja mais algumas sugestões de plantas para jardim de inverno!

Plantas para jardim de inverno
Fonte: Viva Decora

Aproveite materiais reciclados

Utilizar objetos reciclados é uma ótima ideia, pois além de ajudar na conservação do meio-ambiente, você economiza e deixa o jardim mais gracioso. Garrafas, caixas e até bancos inutilizados. Desfrute da sua criatividade, aproveite o objeto inutilizado em sua residência e o transforme em algo bonito para completar a sua decoração.

Jardim de inverno com caixotes reciclados
Fonte: Farm Food

Invista em pedras

A utilização de pedras tanto no chão quanto na parede é sempre uma boa ideia. Além de ser super em conta, elas trazem um ar refinado ao local. Fazer uma mescla de pedrinhas brancas com cinzas ou escuras resulta num cantinho cheio de cuidados e colorido. Na parede fica ideal colocar pedras maiores ou laminados, pois protegem a parede da umidade e de sujeiras.

Jardim de inverno com pedras
Fonte: Decor Pedras

Esperamos ter ajudado você a pensar nas principais preocupações na hora de projetar o seu jardim de inverno. São detalhes, mas que fazem toda a diferença de acordo com a sua criatividade na hora de colocar em prática o seu projeto de paisagismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *