Como fazer um jardim barato? Veja 6 dicas!

Como fazer um jardim barato

Ter um jardim é um privilégio, um ambiente verdinho que consegue embelezar o local de diversas formas e que também traz o contato direto com a natureza em sua própria moradia. Neste post, vamos dar algumas dicas bem criativas e simples para você montar o seu cantinho de maneira harmoniosa e barata. Confira!

1 – Defina o espaço do jardim

A delimitação do local é muito importante, pois vai determinar tudo o que você poderá usar e o que pode ser aproveitado de outras formas. Ter a consciência do espaço vai auxiliar você na hora de pensar se há possibilidade de colocar mesas, cadeiras, caminhos de pedras e até vasos grandes, entre tantas opções disponíveis.

Para espaços menores é importante investir em um jardim suspenso. Ele ocupa um local menor e você pode ter uma vasta horta ou até uma variedade de plantas sem ocupar o piso. Este jardim pode ser fixo à parede, por meio de madeiras, garrafas e vasos, ou suspenso em cordas ligadas diretamente ao teto. É uma decoração simples, mas bem-proporcionada.

Espaço para jardim barato no quintal
Fonte: JJ Correria Construções

2 – Use blocos de concreto

A utilização de blocos de concreto é uma excelente escolha para aproveitar melhor o espaço. Você pode separar as plantas, flores e a própria horta de maneira harmônica e simples. Além de dar um próprio espaço para cada folhagem, você pode regá-las sem se preocupar com o acúmulo de água. Os blocos são baratos e podem ser encontrados em qualquer loja de construção.

Use blocos de concreto no jardim
Fonte: Habitissimo

3 – Aproveite os vasos

Em um belo jardim não pode faltar vasos, eles dão um toque todo delicado ao ambiente. Para os lugares maiores abuse dos vasos grandes, já em locais menores o conselho é investir em vasos pequenos ou até mesmo os suspensos.

Existe uma vasta opção de vasos para plantas e flores. Os de cerâmica natural e esmaltada, os de concreto ou cimento, polietileno e plástico comum, e ainda os de pedra. Agora é só escolher o que combina mais com o seu cantinho.

Jardim suspenso com vasos é uma opção barata
Fonte: Construindo Decor

4 – Abuse dos caminhos de pedras ou lajotas

Esta é uma dica bem em conta e que vai deixar o seu jardim mais bonito, além de ajudar a evitar o carregamento de terra para dentro de casa. Sua manutenção é quase mínima e a durabilidade é bem maior. Outra opção é utilizar pedras maiores para o caminho, assim como lajotas para não precisar pisar na grama.

Jardim com caminho de pedras
Fonte: Terapia Holistica

5 – Invista em redes e bancos

A melhor parte de ter um jardim em casa é aproveitar ao máximo do espaço disponível. Uma dica super legal é a utilização de redes e bancos. A rede é uma boa alternativa para relaxar em qualquer lugar, ainda mais numa área verdinha. Já os bancos são ótimos para uma boa leitura ou uma simples recepção para os visitantes.

Invista em redes e bancos para o jardim
Fonte: Pinterest

6 – Explore as plantas e flores

Um jardim só é completo com folhagens. Existe uma grande variedade de vegetação, umas mais resistentes ao sol, outras ao frio, e algumas ideais para lugares com pouca luz. Plantar arbustos também é um ótima escolha, pois são acessíveis e de fácil manutenção. Fica elegante mesclar as folhagens, mas sempre as deixe separadas, cada uma em um vaso, por exemplo.

Plantas e flores para jardim barato
Fonte: WebComunica

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a montar um jardim barato e bonito. A intenção é não gastar muito, mas ter um jardim residencial belo e aconchegante para todos aproveitarem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *