Tipos de Pisos Externos: Como Escolher Pisos para Ambientes Externos

lajota-ecologica em ambientes externos

Muitas pessoas têm dúvidas ao pesquisar piso de ambientes externos porque não conhecem as diferentes opções de materiais que podem ser utilizados para garantir estética, segurança e durabilidade prolongada para as obras. Os pisos para áreas externas são aqueles indicados para garagens, varandas, piscinas, entre outros ambientes.

O mais importante neste tipo de projeto é escolher um piso que ofereça alta aderência e resistência, mas sem deixar de lado a sofisticação e o apelo estético. Em muitos casos, os clientes acabam escolhendo um piso externo mais rústico e que não ofereça riscos para as pessoas.

No momento de comprar o piso para o ambiente externo, é necessário tomar alguns cuidados e ficar atento a detalhes importantes, como a resistência do material, o comportamento do piso quando em contato direto com agentes externos, como o sol intenso e a chuva e, principalmente, a textura da superfície do piso. Materiais lisos não devem ser colocados em áreas externas, pois podem provocar quedas e outros acidentes pessoais, já que são muito escorregadios.

As condições do ambiente, o fluxo de pessoas que passam pelo local diariamente e o tipo de acabamento desejado também devem ser levados em conta no momento de comprar o revestimento. De uma forma geral, os pisos antiderrapantes de porcelanato ou cerâmica costumam ser os mais indicados para este tipo de obra, mas também existem outras opções interessantes no mercado.

A variedade de modelos e matérias-primas é muito grande, o que garante ao consumidor a oportunidade de pesquisar e averiguar as características e qualidades de cada piso antes de fazer a escolha do melhor revestimento.

Confira 3 tipos de pisos indicados para ambientes externos:

1 – Lajota Ecológica Este revestimento é uma excelente opção para quem preza pela sustentabilidade e pela economia nos projetos. O piso ecológico é feito a partir da reciclagem de borracha, mais especificamente de pneus reciclados. Além de ser uma alternativa ecológica, a lajota também se destaca por sua resistência e longa durabilidade. Este tipo de piso pode ser usado em diversos ambientes externos, inclusive em calçadas. O revestimento é permeável, antiderrapante, fácil de limpar e pode ser encontrado em diversos formatos e cores, valorizando o ambiente e oferecendo um aspecto decorativo qualificado.

lajota-ecologica- Blog da Playgrama
A lajota ecológica, por ser antiderrapante, é a opção ideal para superfícies inclinadas como esta rampa.

 

2 – Porcelanato Antiderrapante – Este piso também é apropriado para áreas externas, pois é fabricado com texturas antiderrapantes, que garantem a segurança dos moradores. Outro ponto positivo do porcelanato é seu alto valor estético e qualidade. O produto é resistente e está disponível em diversas cores. Este material costuma ser um pouco mais caro, mas apresenta um bom custo benefício para o consumidor. A única desvantagem do porcelanato é que ele não é indicado para ambientes com muita umidade, pois apresenta ranhuras que podem servir para a proliferação de microorganismos.

3 – Pisos Cimentícios – Este tipo de revestimento tem uma característica bastante rústica e apresenta longa durabilidade. São revestimentos antiderrapantes e de extrema qualidade, ideais para ambientes externos. A desvantagem deste material é que, dependendo da cor das pedras escolhidas, ele pode esconder a sujeira do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *