Como decorar quarto de criança

Quarto infantil com mobília colorida

Mudou-se recentemente ou está repensando a decoração do seu lar, doce lar? Antes de colocar a mão na massa, é sempre bom buscar inspirações e dicas de como fazer isso da melhor forma possível, aliando beleza e praticidade para deixar tudo do jeito que você gosta.

E se tem um lugar que você deve pensar com bastante carinho é o quarto do seu filho, afinal, esse é o cantinho onde ele vai brincar, estudar e criar muitas memórias! Mas se engana quem pensa que essa é uma tarefa difícil.

Com algumas dicas práticas, é possível decorar um quarto de criança incrível que vai cair no gosto do seu pequeno e, o melhor, sem ter muito trabalho. Olha só!

Considere o gosto da criança

A nossa primeira dica é praticamente uma regra na hora de decorar um quarto infantil. Afinal, como é a criança que vai usar o espaço, nada mais justo do que levar em consideração o que ela gosta, tanto em questão de cores – lembre que nem sempre as meninas gostam de rosa e os meninos de azul -, quanto em outros aspectos da decoração.

É claro que você precisa dosar as sugestões da criança, mas perguntar a opinião dela e saber quais são os seus personagens ou animais favoritos pode fazer toda a diferença na hora de montar um quarto divertido e no qual ela vai gostar de passar o tempo!

Quarto infantil lilás
Fonte: Pinterest

 

Quarto infantil em cor ciano
Fonte: Pinterest

 

Quarto infantil com prateleiras e brinquedos
Fonte: Pinterest

Priorize a iluminação

Outro aspecto muito importante em um quarto de criança é a iluminação. E isso vale tanto para a luz natural, que pode vir de uma janela durante o dia, quanto para a luz artificial, vinda de lâmpadas e luminárias.

Quarto infantil com beliche
Fonte: Pinterest

 

Quarto infantil com cortina leve
Fonte: Pinterest

 

Quarto infantil com tapete de grama sintética
Fonte: Pinterest

Se o quarto da criança tem uma boa iluminação solar durante o dia, você deve aproveitar isso, portanto, nada de cortinas pesadas! Cores claras nas paredes também são boas aliadas neste aspecto.

Já para a noite, uma boa forma de lidar com o famoso “medo do escuro” é investir em luminárias com formatos divertidos, que podem ser colocadas ao lado da cama ou na parede, ou então criar pontos de luz criativos com LED ou mesmo aquelas luzes de natal.

Quarto infantil com luminárias de LED na parede
Fonte: Pinterest

 

Quarto infantil com prateleiras e luminária em forma de coelho
Fonte: Casa Vogue

Incentive a criatividade

É claro que não pode faltar criatividade no cantinho das crianças, né? A infância é uma fase de muita experimentação e imaginação, e incentivar isso é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos. Uma excelente forma de fazer isso é justamente por meio da decoração!

A simples opção por cores como o azul e o verde para as paredes é suficiente para passar uma sensação mais estimulante, mas você não precisa parar por aí. Pintar uma parede com tinta-lousa, para que a criança possa desenhar na parede, ou então espalhar objetos divertidos e brinquedos pode deixar o ambiente ainda mais colorido e criativo.

Quarto infantil com luminária pendente e brinquedos
Fonte: Pinterest

 

Criança desenhando em parede com tinta-lousa
Fonte: Pinterest

Veja também algumas dicas de como organizar quarto infantil!

Crie áreas de estudo e brincadeiras

Um quarto de criança é um espaço dedicado a muito mais do que dormir – é um verdadeiro mundinho particular para eles. Por isso, é preciso destinar espaço para as outras atividades que compõem a rotina da criança, como o estudo e a hora da brincadeira.

Mas, claro, cada coisa deve ter o seu lugar. Mesmo em quartos pequenos, é possível separar seções para cada atividade.

  • Num canto, você pode colocar uma escrivaninha, com computador e materiais escolares que o seu filho possa usar.
  • No outro, a ideia é delimitar um espaço para brincadeira, que pode ser marcado com um tapete de grama sintética ou outro piso divertido, além, é claro, dos brinquedos preferidos da criança!
Quarto com espaço para estudos
Fonte: Pinterest

 

Quarto infantil com caixas organizadoras
Fonte: Pinterest

 

Quarto infantil com estante de livros e tapete de grama sintética
Fonte: Pinterest

Conheça alguns dos melhores pisos para quarto infantil!

Viu só como decorar quarto de criança não é nenhum bicho de sete cabeças? Com essas dicas, você consegue deixar esse cantinho incrível, bonito e seguro para o seu pequeno crescer de forma saudável e criar lindas memórias da infância!

One thought on “Como decorar quarto de criança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *