11 2604-5322 | 2601-5657

Como colocar grama sintética: saiba em quais pisos ela pode ser aplicada

Muito utilizada em jardins externos, jardins de inverno e na decoração de interiores, a grama sintética é multiuso, segura e durável. De fácil aplicação e baixo custo de manutenção, ela é a melhor solução para quem busca trazer um pouco da beleza do verde para a sua casa, seja no ambiente externo ou interno.

Afinal, em qual tipo de superfície a grama sintética pode ser aplicada?

A grama sintética possui vários usos: pode ser utilizada no lugar de um jardim natural ou dentro de casa mesmo, seja como jardim interno, no quarto das crianças ou como decoração – como tapetes, por exemplo, que não necessitam de instalação. Daí surge a dúvida: a grama sintética pode ser aplicada em qualquer tipo de superfície ou piso? Ela pode ser aplicada diretamente no chão do meu quintal? O que eu preciso para fixar o tapete de grama?

Primeiro, é importante ressaltar que a grama sintética precisa de uma base para ser instalada – por exemplo, não é possível colocá-la diretamente no chão/terra do quintal. Como ela é fixada com cola, é necessário que se tenha uma base para aplicação, que pode ser o próprio contra piso, concreto, piso asfáltico, pedra lisa, lajota ou até mesmo cerâmica.

E como colocar grama sintética?

Caso você queira instalar a grama sintética no jardim externo da sua casa, o ideal é preparar o solo com uma base para fixação, e, além dele, um sistema de drenagem para a água da chuva. O próprio tapete de grama sintética já é fabricado de modo que a água possa passar por ele, escoando do gramado para o piso instalado embaixo. Já para a drenagem da água do piso, o sistema de escoamento pode ser comum, como a instalação de um ralo, por exemplo. Vale lembrar que esse processo só é necessário quando a grama for instalada em ambientes abertos e que estejam expostos à chuvas.

Depois, é hora de aplicar o tapete, e para isso, a Playgrama preparou um tutorial ensinando como colocar grama sintética. Confira abaixo:

O passo a passo é super simples e em pouco tempo o seu tapete de grama sintética é instalado, livre de manutenção e gastos desnecessários. Sem falar que ele tem um aspecto muito mais vivo, permanecendo bonito durante o ano todo!

15 Comentários
  1. BELÍSSIMO TRABALHO, QUERO APRENDER.
    OBRIGADO.

  2. Uma lata de cola de 3,6 da pra aplicar quantos metros de grama?

    • Olá Cleriston,

      Trabalhamos com uma média de que cada lata de cola de contato Cascola Extra com 2,8L, instalada uma área de 15m².
      Sendo assim, uma lata de 3,6L fará em média uma área de 18m².
      Vale ressaltar que isso é considerado para contrapisos lisos e desempenados ou cimento queimado, caso o local esteja com contrapiso rústico, será necessário maior quantidade de cola.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  3. Boa tarde!

    Essa grama sintética pode ser assentada sobre paver de concreto ?
    São 36m²

    • Olá, Camila!

      A instalação da grama sintética poderá ser realizada sobre paver contanto que estejam nivelados e rejuntados.
      Ocorre que caso estejam desnivelados e/ ou com rejunte fundo, a grama sintética, com o tempo de uso, poderá desgastar mais rápido nas áreas de desnível.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  4. Gostaria de saber se da para colocar a grama sintética por cima da brita cor de rosa. Meu pátio é com brita.

    • Olá Jackson,

      O ideal é que a grama sintética seja instalada sobre contrapiso ou piso frio, pois é necessário ter uma base plana para que haja boa fixação da cola.
      Caso não tenha ou não queira fazer um piso para base, a instalação da grama pode ser feita após compactação e distribuição das britas, finalizando com pó de pedra para realizar o acabamento fino.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  5. Eu quero colocar 7metro quadrado na área externa só que vai ficar una 5 metros quadrados sem gramas vou ter problema com a chuva na grama

    • Olá José,

      A grama sintética da Playgrama é própria para ficar no tempo, portanto o senhor não possuirá problemas com a exposição da mesma ao sol e a chuva.
      Não é necessário instalá-la em toda a área, basta que o local em que a grama vá ser instalada esteja em contrapiso liso e desempenado e que possua caimento de no mínimo 1%, para que a água escoe para ralos ou valetas próximas.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  6. Estou adquirindo 25 de grama sintética, minha ideia de fazer a base toda com po de brita compactada e colocar uma lona preta. Depois colocar a grama. Pergunto se pode ser feito assim?

    Caso contrário quais problemas eu teria.

    • Olá, Ascanio!

      Para que sua instalação fique perfeita, sempre orientamos que a instalação seja realizada sobre contrapiso, piso frio ou cimento queimado, sempre nivelado e com caimento mínimo de 1% para que a água escoe.
      Este procedimento do qual o senhor realizará normalmente é efetuado quando a área onde a grama sintética será instalada não pode ser concretada, neste caso o pó de brita deve ser muito bem compactado, para que a instalação fique o mais próximo a uma instalação no contrapiso, porém, ainda assim não temos como lhe garantir uma instalação perfeita.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  7. Qual é o tempo.médio de durabilidade dessa grama qdo exposta em área totalmente aberta?

    • Olá, Eliete!

      A grama sintética possui uma durabilidade de em média 5 anos, podendo variar conforme o fluxo de passagem no local.
      Caso a grama sintética seja instalada em área sem fluxo de passagem, somente com função decorativa, a durabilidade acaba sendo mais extensa.

      Qualquer dúvida nos colocamos a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,

      Equipe Playgrama

  8. Boa tarde;
    Minha preocupação é quanto a drenagem, se não irá acumular agua da chuva, deixando mal cheiro.
    Meu quintal é no contra piso, hoje quando chove não acumula chuva, será que depois de colocar a grama sintética isso pode ocorrer?

    Att;

    Vicente

    • Olá, Vicente!

      A grama sintética é instalada sendo colada por toda a extensão do contrapiso, por conta disso, sua manta fica bem rente ao piso fazendo com que a água faça o mesmo percurso do qual fazia antes da instalação. Portanto, a grama sintética não influencia e não altera o escoamento original de uma área.
      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

Deixe uma Resposta.