11 2604-5322 | 2601-5657

Como fazer um jardim barato: dicas para economizar

Muitas pessoas sonham em ter um jardim bonito em casa, mas nem tentam por medo do custo final ser muito alto. A verdade é que um cantinho verde não precisa de muito: com algumas ideias criativas é possível, sim, transformar o quintal de casa em um jardim incrível – confira como fazer um jardim barato!

Escolha as plantas com cuidado

Na hora de escolher as plantas para o jardim, é importante colocar o gosto pessoal um pouquinho de lado. E é essencial considerar as necessidades básicas da planta: o espaço recebe luminosidade ou ação direta do sol? Qual a quantidade de sombra que o jardim recebe? É um local frio, quente, seco? Os vasos têm espaço para a planta se desenvolver?

Liste todas as características do seu jardim e só então busque por plantas que tenham necessidades que o seu jardim será capaz de suprir. Isso fará com que você economize no futuro, pois a planta irá se adaptar facilmente ao ambiente, evitando gastos desnecessários em sua manutenção da planta.

  • Dicas de plantas que precisam de sol: azaleia, cactos, pingo de ouro, petúnia

Como fazer um jardim barato

  • Dicas de plantas que crescem na sombra ou meia-sombra: lírio, violeta, bromélia, filodendro.

omo fazer um jardim barato

Opte por um jardim de grama sintética

Como fazer um jardim barato

Enquanto que a grama natural exige diversos cuidados, como irrigação, adubamento e podagem – o que requer custos -, a grama sintética permanece bonita e verde ao longo de todo ano. E pode durar vários anos. Para mantê-la bonita, basta varrer ou limpar com um pouquinho de água uma vez ou outra e pronto!

Como decorar o jardim gastando pouco

A decoração pode ser mais fácil (e barata!) do que você imagina. Começa nas pequenas coisas: ao invés de escolher o vaso mais elaborado e caro da loja, prefira um mais simples e barato. Você pode incrementá-lo depois! Pinturas, texturas e adesivagem são algumas técnicas para a personalização.

Como fazer um jardim barato

Reaproveite itens para economizar. Garrafas pet, por exemplo, podem virar espaço para cultivar temperos. Reutilize também baldes velhos, panelas, botas e o que mais você quiser. Abuse das cores e não esqueça de fazer furinhos nos objetos para a água da irrigação escoar.

Como fazer um jardim barato

Móveis antigos e outros objetos sem uso, como um criado-mudo, uma escada velha ou alguns pallets também ajudam na decoração do jardim. Podem servir tanto como suporte para as plantas quanto para outros fins, como um banquinho ou mesas de pallets.

Como fazer um jardim barato

Deixe uma Resposta.