Por que a prefeitura de São Paulo aderiu à Grama Sintética

campo de grama sintetica

A grama sintética é notadamente uma ótima alternativa quando comparada à grama natural. A afirmação é verdadeira e esse tipo de grama conquistou a Prefeitura de São Paulo pelo custo benefício, pela qualidade, usabilidade e, claro, pela beleza.

 

A Prefeitura de São Paulo fez a troca dos campos de terra ou grama natural pela grama sintética nos Centros Educacionais Unificados e nos Clubes de Comunidades. O principal motivo que levou a administração municipal a escolher a grama artificial é a resistência superior que ela apresenta em dias de chuvas e eventos naturais extremos. Os administradores e responsáveis perceberam que o campo sintético não fica danificado de acordo com a condição do tempo, como acontece com terrenos naturais. Além disso, esse tipo de grama não produz lama e permite o uso esportivo ininterrupto mesmo durante temporais.

 

A beleza do campo sintético aparece na cor viva da grama, verde forte, que chama a atenção de qualquer pessoa. No caso da Prefeitura de São Paulo, as linhas brancas de marcação dos campos, feitas através de uma cola especial, foram consideradas perfeitas e muito melhores do que a tradicional marcação, feita com cal e que necessita de retoques periodicamente.

 

Questões técnicas e importantes para a saúde também fizeram parte dos critérios de seleção da grama artificial adotada pela Prefeitura de São Paulo. O material sintético foi considerado mais seguro para a prática de futebol. Neste caso, a aplicação de grânulos de borracha no campo reduz em 70% o impacto nas articulações dos joelhos dos atletas. Fato é que a estrutura do produto sintético evita lesões e outros problemas crônicos para quem pratica rotineiramente os esportes de campo.

 

A borracha da grama sintética também possui aprovações comprovadas de proteção contra raios UV, condições para uma boa rolagem de bola e contribui até mesmo para o quique da pelota. A aderência e a rotação das chuteiras, a absorção de impactos e a resistência aos arranques de fibras foram avaliados por técnicos contratados pela Prefeitura de São Paulo, vindos diretamente da Federação Internacional de Futebol.

 

Outra vantagem importante do campo sintético é que ele permite que as chuteiras com travas sejam utilizadas nas partidas, ao contrário do que muitos pensam. A diferença é que devido à aderência, a chuteira pode ter travas menores.

 

De uma forma geral, os grânulos de borracha que se perdem com a utilização constante do campo com grama artificial são pouquíssimos, o que promove muito mais economia na manutenção, e mais satisfação para os atletas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *