11 2604-5322 | 2601-5657

Plantas para jardim de inverno: 10 espécies para um espaço lindo e fácil de cuidar

jardim de inverno com diversas plantas Fonte: Pinterest

Perfeito para trazer um pouco de natureza e vida para dentro do lar – especialmente no caso de quem não possui um quintal -, o jardim de inverno é uma tendência de decoração. Para ajudar, há certas dicas que tornam tudo mais fácil, como usar a grama sintética e, principalmente, escolher as melhores plantas.

Veja abaixo algumas dicas de quais espécies são apropriadas e monte já o seu jardim de inverno!

O que importa na hora de escolher as plantas

Antes de pensar nas plantas e flores para o jardim, é importante planejar onde ele ficará e, além disso, como será a disposição do espaço de forma geral. Um jardim de inverno (também chamado de jardim interno) tem como uma das melhores qualidades a sua versatilidade, portanto, ele pode ser implementado até nos lugares mais compactos da casa. como embaixo da escada, na varanda, em um cantinho no banheiro etc.

No entanto, isso você precisa ter atenção com alguns aspectos. O principal é a existência de alguma fonte de luz natural, ou seja, uma janela, porta de vidro ou outro mecanismo que proporcione a entrada de luz solar até as plantas.

Depois de se certificar que o ambiente possui esse pré-requisito, pense sobre qual a extensão da área, se ela terá um gramado ou apenas plantas em vasos, se pedras decorativas estarão incluídas, entre outros detalhes.

Para entender mais sobre como é o processo de elaborar um jardim de inverno é muito fácil: basta conferir o nosso post que explica, de forma fácil e rápida, como montar um jardim de inverno!

Dicas de plantas para um jardim de inverno

O importante ao escolher quais espécies vão compor o seu jardim é pensar que essas plantas ficarão em um ambiente com condições bem diferentes das de um jardim normal: não há chuva e a incidência de luz solar é muito menor.

Ou seja, o melhor é optar por espécies que não precisam de muita água e que necessitam receber apenas um pouco de sol (podendo ficar próximas a uma janela, por exemplo) ou mesmo que prefiram ficar na sombra.

Aqui no blog nós já listamos 20 plantas para ambientes internos, mas logo abaixo você confere mais algumas dicas!

– Plantas para o sol

Uma dica para ter plantinhas que não precisam de muitos cuidado é apostar em cactos e nas “primas” deles: as suculentas. Essas espécies não precisam de uma irrigação frequente porque armazenam líquido nas suas folhas; mas, em contrapartida, demandam um pouco mais de luz solar.

Além delas, também há outras flores e plantas que se adaptam bem a aquele espaço próximo da janela. Olha só!

1- Peperômia (Peperomia caperata) – É uma folhagem pendente, perfeita para jardins suspensos, muito apreciada pela beleza de suas folhas, com um forte tom verde, bordas amareladas e formato de coração. A peperômia cresce saudável mesmo a meia sombra e inclusive resiste até à luz fluorescente.

planta peperômia Fonte: Pinterest

2- Dedinho-de-moça (Sedum rubrotinctum) – Um vaso com dedinho-de-moça já tem o poder de deixar o jardim muito mais charmoso e com personalidade, devido ao visual bastante particular que essa planta possui. Com relação aos cuidados, ela se adapta bem tanto ao sol pleno quanto à meia sombra, precisa ser regada com pouca frequência, mas não reage bem ao frio.

planta dedinho de moça Fonte: Pinterest

3- Jade (Crassula ovata) – A planta jade, como o nome pode indicar, tem folhas com um belíssimo tom de verde e, além disso, é uma das suculentas mais fáceis de serem cultivadas. Ela precisa de pouca água, cresce bem no sol pleno e à meia sombra e, quando criada em um vaso, tem um aspecto de “mini-árvore”, se tornando um bonsai natural.

planta Jade Fonte: Pinterest

4- Planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense) – Essa é uma das plantas mais bonitas que podem compor o seu jardim de inverno. O destaque fica pelas suas folhas, que a pleno sol tem um tom amarelo-rosado e a meia sombra ganha uma coloração azul-esverdeadas.

A planta-fantasma só precisa ser regada quando o solo está seco, e no inverno essa frequência é ainda menor.

Planta Fantasma Fonte: Pinterest

5- Aortia (Haworthia cuspidata) – A aortia é uma suculenta perfeita para quem tem um espaço mais compacto. Ela possui no máximo 6cm e tem folhas verde escuro com uma característica translucida que dá muita beleza à planta. A aortia cresce bem em um ambiente iluminado e com alguma sombra.

Planta Aortia Fonte: Pinterest

– Plantas para sombra e meia sombra

Já as espécies que se adaptam melhor à sombra e meia sombra são propícias para aquelas áreas mais abrigadas da luz solar, como o espaço embaixo da escada, por exemplo. Elas não necessitam de tanta luminosidade, mas costumam precisar de rega um pouco mais constante e, em alguns casos, adubagem.

Veja algumas dicas de plantas para sombra e meia sombra.

6- Orquídea (Orchidaceae) – A orquídea é uma verdadeira coringa na decoração interna, inclusive no jardim de inverno, pois é muito versátil e fácil de cuidar. As pétalas dessa queridinha de quem adora trazer um pouco de natureza para dentro do lar podem variar entre branco, o rosa, o amarelo e a púrpura.

A orquídea é bastante frágil, por isso é melhor deixá-la à meia sombra, com iluminação indireta.

Planta Orquídea Fonte: Pinterest

7- Violeta (Saintpaulia ionantha) – A violeta é ótima para trazer um pouco mais de cor a jardins predominantemente verdes. Ela se adapta bem tanto a ambientes com luz difusa quanto a aqueles que proporcionam iluminação meia sombra.

A violeta é pequena e demanda pouquíssimo cuidado, sendo assim perfeita para um jardim de inverno bonito, compacto e prático.

Planta Violeta Fonte: Pinterest

8- Bromélia (Guzmania ligulata) – Podendo estar tanto em vasos quanto no solo, a bromélia deixa o jardim muito mais bonito não apenas com sua flor, mas também com a folhagem. A planta precisa de rega apenas a cada dois dias, em média, e cresce bem em locais em que não há incidência direta da luz solar.

Planta Bromélia Fonte: Pinterest

9- Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata) – Utilizada no paisagismo há muito tempo, a espada-de-são-jorge também pode estar presente em um jardim de inverno. Com uma folhagem dura e escura, ela é muito resistente, se adaptando bem às condições do espaço interno e facilitando a vida de quem não entende muito de como cuidar de plantas.

Planta Espada de São Jorge Fonte: Pinterest

10- Samambaia (Nephrolepis Polypodium) Outra planta clássica e bem conhecida que é indicada para compor um espaço arborizado interno. Assim como a peperômia, fica muito bem em um jardim vertical, com sua folhagem que deixa o ambiente mais arejado.

A samambaia se adapta melhor a ambientes de meia luz e precisa ser regada com frequência, mas sem deixar o solo encharcado.

Planta Samambaia Fonte: Pinterest

Saiba como montar um jardim de inverno no quarto!

Inspirações para o seu jardim

jardim de inverno com luz solar pelo teto Fonte: Pinterest

jardim vertical de inverno Fonte: Pinterest

jardim de inverno pequeno com bromélia Fonte: Pinterest

jardim de inverno com pedras brancas Fonte: Pinterest

jardim de inverno com parede suspensa e jardim vertical Fonte: Pinterest

jardim de inverno com samabaias Fonte: Pinterest

jardim de inverno no corredor Fonte: Pinterest

jardim de inverno com abertura de teto Fonte: Pinterest

jardim de inverno decorado Fonte: Pinterest

Veja mais ideias para jardim de inverno!

Com essas dicas você já tem um ótimo ponto de partida na hora de escolher as plantas para o seu jardim de inverno. Agora é só optar por aquelas que melhor se adaptam ao seu lar e, claro, que tragam o visual que você tanto deseja para a área!

1 Comentário
  1. Lindo

Deixe uma Resposta.