Jardim em apartamento é possível? Veja como!

Jardim em Apartamento

Cultivar um jardim é muito mais fácil quando moramos em uma casa, certo? Mas, e quando se vive em um apartamento?

A falta de espaço não é um empecilho se você tem o sonho de cultivar um pequeno jardim ou horta. Ter uma horta significa que você sempre terá à mão uma série de ervas e temperos fresquinhos quando preparar algo em casa.

Já um jardim ou até mesmo algumas plantinhas irão trazer vida e oxigenar a sua casa. Com algumas dicas inspiradoras, é possível construir esses espaços sem muito esforço, seja em uma sacada, no terraço ou na varanda.

Escolha espécies de plantas que suportam as mudanças do clima

Cuidados como Jardim
Pixabay

Não importa muito qual o ambiente que você tem na sua casa. Se você é um “jardineiro de primeira viagem”, é provável que não tenha muita experiência no cuidado com as plantas.

Neste caso, opte por espécies resistentes, capazes de suportar bem as mudanças do clima. Há uma variedade de plantas para jardim que deixam o espaço lindo e são fáceis de cuidar, como a flor de cera, a russélia, a bouganville, o cactos e a clúsia.

Outra boa dica é: escolha um lugar ensolarado ou que receba luz indireta por algumas horas do dia, como a varanda ou o terraço para montar o seu jardim. Também é recomendado que você proteja o espaço do vento forte, para que a pressão das correntes de ar não prejudique as plantas.

Se a sua escolha foi uma horta, procure plantar alimentos ou temperos que fazem parte da sua rotina alimentar, para que a sua horta seja usada de fato, evitando desperdício. Lembre-se de que a horta é mais que um item de coração no seu apartamento!

Dicas para manter o seu jardim ou horta em dia

Ferramentas Jardim
Pixabay

Agora que você tem alguma ideia de como montar o espaço na sua casa, confira algumas dicas de como manter o seu cantinho verde sempre viçoso e saudável.

  • Procure por alguns fertilizantes naturais para fornecer os nutrientes essenciais necessários para as suas plantinhas! Você encontra-os em floriculturas, agropecuárias em geral e também nos supermercados. Mas, também é possível produzir fertilizantes em casa, a partir de materiais biodegradáveis, como cascas de frutas e legumes e até casca de ovo (usadas para aumentar o pH do solo e deixá-lo mais alcalino), por exemplo.
  • Adquira algumas ferramentas básicas, como pás e regadores. Esses itens irão ajudar você no dia a dia;
  • Você também pode precisar de repelentes para evitar pragas e insetos, que podem causar grandes danos em pouco tempo! Dê preferência para os repelentes fabricados a partir de produtos naturais.

Use grama sintética para melhorar o visual

Grama Sintética
Playgrama

Para deixar o seu cantinho verde mais aconchegante, você pode usar grama sintética ao redor dele ou até mesmo em uma das paredes do seu terraço ou varanda para ampliar o espaço visual das plantas utilizadas e ainda melhorar a estética do ambiente escolhido.

Confira ideias de como aplicar o Paisagismo com grama sintética

Entre os principais benefícios da grama sintética, estão a facilidade de manutenção, a durabilidade e o baixo custo. Além disso, esse tipo de grama ainda poder ser instalado em muitos lugares que a grama natural não pode, como por exemplo varandas e sacadas.

Utilize materiais reciclados

Materiais reciclados
Playgrama

Saber escolher como decorar o seu jardim também é importante para um bom resultado final. Uma dica é usar pallets, que são bonitos, baratos e fáceis de encontrar em casas do ramo.

Além disso, há materiais que podem ser reciclados, como caixas de madeiras, potes de vidro, calhas de PVC, latas de alumínio ou garrafas pet.

Para saber mais sobre o assunto, leia o conteúdo Decoração de jardim com material reciclado: 5 dicas criativas e sustentáveis

Bom, agora que você já conheceu as nossas dicas de como montar um jardim em apartamento, não precisa mais adiar o sonho do jardim próprio, não é mesmo?! É só colocar as nossas dicas em prática! Até a próxima.

One thought on “Jardim em apartamento é possível? Veja como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *