Ideias para jardim de inverno: 4 dicas para um cantinho verde

ideias para jardim de inverno

Seja para montar ou repaginar, dicas e ideias para jardim de inverno são sempre ótimas para sair do convencional e apostar na criatividade. Para te ajudar com isso, criamos esse post inspiração, cheio de ideias legais para montar e personalizar o seu jardim de inverno.

Ideias para jardim de inverno: como fazer um jardim diferente

Se você já sabe como montar um jardim de inverno, mas quer sair do convencional e criar um espaço diferente, ousado e ainda mais charmoso, separamos algumas dicas para lhe inspirar a dar outros ares ao seu lar. Confira essas ideias para um um jardim de inverno diferente!

  • Jardim de Inverno Vertical

Os jardins verticais são uma ótima opção de jardim de inverno para quem precisa economizar espaço. Por aproveitarem paredes e outras estruturas, são muito indicados para apartamentos, sacadas e varandas. Para montar, é fácil: basta anexar uma estrutura à parede (treliças ou estantes) e acomodar os vasinhos.

Dica: Quanto mais criatividade você usar, melhor. Invista em treliças alternativas, como pallets de madeira e grades antigas. Outra dica é optar pela bolsaviva, que dá um ar mais natural ao espaço, criando um aspecto de parede viva.

plantas expostas na estante
Fonte: Pioneer Settler
plantas em vasos de barro expostas em estante de ferro
Fonte: Zap Imóveis
plantas penduradas na parede da sala
Fonte: Casa Vogue
plantas expostas na entrada de casa
Fonte: Tempo da Delicadeza
plantas penduradas na escada logo acima da cozinha
Fonte: Montando Minha Casa
  • Jardim Interno de Suculentas

Já pensou em criar um Jardim de Suculentas? Super resistentes, essas plantinhas são fáceis de cuidar e precisam de quantidades minimas de água (1 rega a cada 15 dias). Além disso, o que realmente encanta é sua grande variedade de espécies, cores e formatos, todas com uma beleza excepcional.

Dica: Que tal criar um terrário ou quadro vivo com suculentas? Assim, você dá mais cor ao seu lar com plantas fáceis de cuidar e sem ocupar muito espaço.

plantas suculentas expostas
Fonte: Margarete Arquitetando
suculentas decorando a sala
Fonte: Prosa – Trecos e Cacarecos
plantas suculentas em vasos de barro
Fonte: Apartamento 38
vasos e barro com plantas suculentas
Fonte: Woon Blog
três vasos de barro com plantas suculentas
Foto: Cosmopolitan
  • Jardim de Inverno em Corredor

Aproveite os corredores e outros espaços da casa para fazer um jardim de inverno estreito. Pode ser aquele cantinho embaixo da janela ou um corredor de verdade, qualquer espaço vazio é um jardim esperando para nascer. Para montar, é simples: basta adicionar alguns vasinhos alinhados, rente à parede, e complementar com um tapete de grama sintética; prontinho!

plantas no corredor de casa
Fonte: A Cup of Jo
plantas em cima do banco no corredor
Fonte: Gardenista
jardim de inverno no corredor da casa
Fonte: Blog de Decoração – Puxe a Cadeira e Sente
corredor branco decorado com plantas
Fonte: Construindo minha Casa
corredor decorado com plantas
Fonte: Tina Motta (Tumblr)
  • Jardim de Inverno no Banheiro

Quem disse que banheiro não é lugar de jardim? A tendência de acomodar uma grande variedade de plantas em banheiros tem crescido, tornando esse cantinho mais aconchegante e próximo da natureza. Portanto, pode investir sem medo, apenas lembre-se de escolher plantas que se adequem a umidade normal desse espaço.

Dica: Além de espalhar os vasinhos de plantas sobre os móveis, é válido investir em uma estante exclusiva para acomodar as plantinhas. O uso de bolsaviva nas paredes também é bem vindo.

Uma dica para complementar o seu “jardim de banheiro” é investir em um tapete de grama sintética para cobrir todo o chão. Além de deixar o cantinho ainda mais com cara de jardim, você opta por um material higiênico, que não retém água e ainda evita a proliferação de fungos e bactérias.

banheiro decorado com plantas e móveis de madeira
Fonte: Gosto por Bom Gosto
banheiro oriental decorado com plantas
Fonte: Buzzfeed
banheiro indiano decorado com plantas
Fonte: By Kamy
jardim dentro do banheiro
Fonte: Decoist
plantas decorando o banheiro
Fonte: Moon to Moon

Colocando em prática as ideias que citamos por aqui fica fácil dar uma repaginada ou até mesmo criar um jardim de inverno incrível, super decorado e aconchegante. Que tal começar agora?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *