Como fazer um jardim no canto do muro

jardim de canto de muro

Saber aproveitar bem os espaços e compor um visual bonito e funcional são aspectos fundamentais na hora de montar uma área arborizada. E, para isso, uma estratégia que ajuda muito é fazer um jardim de canto no muro, que transforma até aquele local mais esquecido do quintal em um ponto de beleza e aconchego no seu lar.

Confira algumas dicas de como elaborar um jardim pequeno de canto de muro de forma fácil!

O que é um jardim de canto?

É aquela área arborizada que fica encostada em paredes, muros e cercas, e que pode contar com todos os elementos de um “jardim normal”, como flores, grama, vasos, pedras, plantas variadas etc. Juntamente com o jardim vertical, o jardim de canto é uma ótima opção para quem possui uma área mais compacta e não sabe ao certo como fazer um jardim pequeno.

jardim de canto de muro com troncos Fonte: Pinterest

 

jardim de entrada no canto do muro com cascalhos Fonte: Pinterest

Utilizando esses cantinhos e áreas menores, é possível compor a decoração e o paisagismo do seu quintal de forma elegante e fácil, sem precisar gastar muito – e também sem aquela frustração de não poder ter um jardim devido ao tamanho do seu lar.

Porém, é preciso levar em conta que, por ficar junto ao muro, o jardim não poderá ser visto da rua (talvez apenas por entre os vãos de um portão, por exemplo). Ou seja, ele não é feito com o intuito de exibir o visual para quem olha seu lar de fora, mas sim para receber as visitas com um espaço convidativo e arborizado.

jardim de canto perto da piscina Fonte: Google+

jardim de canto de muro no jardim Fonte: Pinterest

Dicas para montar um jardim no canto do muro

Na hora de planejar um local arborizado que fique anexo a um muro, valem as mesma considerações gerais que servem para um jardim pequeno. Primeiro defina bem qual será a área, isso ajuda bastante a visualizar melhor quanto de espaço você tem para soltar a criatividade.

Depois, pense no que você gostaria de ter no jardim – pedras decorativas, vegetação rasteiro, diversos vasos, apenas pequenas plantas ou então outras maiores (como o bambu decorativo)? É importante adaptar todas essas ideias e vontades para a realidade do seu jardim de canto de muro, evitando que você coloque direto a mão na massa e, na hora de montar o ambiente, perceba que talvez não consiga aplicar tudo que tinha imaginado.

jardim de canto de muro com pedras brancas Fonte: Pinterest
jardim de canto de muro com grama Fonte: Pinterest

Além de arborizar a área ao redor do muro, outra dica é aplicar a grama no próprio muro. E nessa hora uma grande vantagem é criar um muro inglês com grama sintética, pois esse material é versátil, resistente e conta com uma manutenção fácil (não precisa de poda, irrigação, adubagem etc). É possível aplicar essa dica de diferentes maneiras, como através de desenhos geométricos – nesse post você confere outras formas de usar grama artificial na parede.

jardim de canto do muro com grama sintética na parede Fonte: Pinterest

O importante é saber aproveitar o espaço e ter noção de que fazer um jardim no canto do muro se trata, principalmente, de aproveitar áreas compactas. Por isso, lembre-se de que menos é mais, e que pequenos detalhes ajudam a compor o ambiente, como alguns vasinhos de flores ou mesmo um simples cantinho gramado com pedras decorativas para compor o visual.

E para você ter ainda mais inspiração (não apenas para essa área, mas para todo o quintal), basta ver esse post com mais dicas para reformar o jardim.

2 thoughts on “Como fazer um jardim no canto do muro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *